ENTREGA PARA TODO O BRASIL

Hunter Fan / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Quais são os principais cuidados antes de instalar um ventilador?

O ambiente deve estar em conformidade com o padrão ABNT (pé direito = 2,75) e as pás devem ter uma distância de 2,45 m em relação ao piso, camas e beliches. Considerar a distância mínima lateral de 0,50 m da ponta das pás em relação aos armários, portas abertas e paredes. Cuidado: No caso de beliches e camas. Certifique -se de que a tensão (voltagem) do produto corresponde à tensão (voltagem) da rede elétrica (127 V ou 220 V) de seu imóvel.

Assegure-se de que o teto aguente uma carga de +ou – 25 kg. Não instale o ventilador diretamente em um forro de gesso, drywall, acústicos, entre outros sob o risco de queda. Nesses casos, utilize um suporte especial para tetos rebaixados que permita a fixação do produto direto na laje. Utilize a fiação de aterramento. O sistema de aterramento garante a segurança contra riscos de choques elétricos e deve obedecer à NBR-5410 – Seção Aterramento – da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como faço para instalar meu ventilador de teto?

Procure um profissional qualificado de sua confiança com experiência em elétrica ou selecione um profissional referenciado no site da Hunter no menu Atendimento – Assistência Técnica. Para validar a garantia, excepcional de 5 anos no motor a instalação não precisa ser realizada por um instalador referenciado pela Hunter.

Quão fácil é instalar um ventilador de teto – é um projeto que eu possa fazer que eu possa fazer sozinho, ou exige um técnico certificado?

A instalação de ventilador de teto exige conhecimentos fundamentais de elétrica e habilidade com uso de ferramentas. A mão-de-obra especializada certamente evitará a má instalação tais como: parte elétrica mal feita, podendo causar um curto, barulho no ventilador, pouco vento, trepidação, danos a base de fixação entre outros. Recomendamos utilizar profissionais especializados em instalação elétrica. Ver relação de instaladores referenciados no menu do nosso site.

O que é coberto pela garantia do ventilador de teto – como se compara a garantia do Hunter com as garantias das outras empresas de ventiladores?

A Hunter Fan Brasil assegura garantia pelo prazo de um ano, a partir da data de sua aquisição sendo:

Três meses de garantia legal

Nove meses de garantia contratual oferecida pela Hunter

Para a comprovação desse prazo, o consumidor deverá apresentar o Registro de Produto devidamente preenchido ou ter a NOTA FISCAL legível.

O mesmo vale para a GARANTIA EXCEPCIONAL DE 5 ANOS DO MOTOR.

A Garantia Excepcional é exclusiva para o motor, razão pela qual, NÃO COBRE as seguintes peças:

Capacitores;

Suporte de pás e as pás;

Luminárias de vidros e suas partes;

Controles de parede e remoto;

Sistema de fixação do ventilador de teto.

Observação: Para validar a garantia, a instalação não precisa ser realizada por um instalador referenciado pela Hunter. O serviço pode ser contratado junto à qualquer empresa ou instalador de sua confiança. Mas, se no prazo de garantia, a Hunter Fan Brasil, por si ou por sua assistência técnica, constatar que o defeito é fruto da instalação inadequada, então a visita do assistente técnico será cobrada do cliente, conforme tabela vigente de preços para serviços, a partir do aceite do cliente no momento da solicitação de serviços em garantia. Isso se aplica tanto à garantia de 01 (um) ano, como à Garantia Excepcional de 5 (cinco) anos.

Qual a quantidade de ar movimentada pelos ventiladores de teto? Você pode comparar Hunter com um não-Hunter?

A movimentação de ar do ventilador de teto é medida em CFM, ou pés cúbicos por minuto. Quanto maior for o CFM, mais ar estará sendo movimentado. O ar deslocado pelo ventilador cria um efeito de vento frio que faz você se sentir mais confortável em um ambiente quente. Existe uma relação direta entre movimento do ar e conforto – quanto mais ar deslocado, maior será o efeito de resfriamento do vento. Os Ventiladores Hunter geralmente movimentam mais ar do que os modelos da concorrência por causa do design personalizado dos motores e a inclinação das pás no maior ângulo possível.

Qual é a diferença entre um ventilador de teto de quatro e cinco pás?

A principal diferença entre um ventilador de quatro pás e um de cinco pás é a estética, com algum ruído de vento adicional associado aos ventiladores de cinco pás. Para um mesmo motor, o ventilador de quatro pás movimenta mais ar do que um ventilador de cinco pás. A quinta pá ocasiona peso (arrasto) adicional para o motor, diminuindo a RPM das pás, o que diminui o CFM. Todos os ventiladores de teto da Hunter, seja de quatro ou de cinco pás, são projetados para movimentação ideal de ar.

Por que o meu ventilador de teto recém-instalado não está respondendo ao controle remoto?

Caso o ventilador não funcione após a instalação do receptor, confira a fiação elétrica e faça o emparelhamento do transmissor (controle remoto) juntamente com o receptor. Para emparelhar o controle remoto, desligue a energia do receptor e ligue-a novamente, através do disjuntor ou interruptor na parede. Dentro do prazo de 3 minutos, pressione simultaneamente o botão ventilador desligado e o botão velocidade máxima por 4 segundos e solte.

As lâmpadas do ventilador de teto passaram a piscar quando acionado o controle remoto?

Todos os modelos de controle remoto Hunter têm opção dimer, possibilitando aumentar ou diminuir a luminosidade do ambiente de acordo com a sua vontade, como iluminação decorativa torna o ambiente sofisticado e harmonioso. Com a luz acessa segure o botão de luz para elevar ou diminuir o nível de luminosidade. As lâmpadas oscilando indicam que as lâmpadas não estão compatíveis com a configuração atual do receptor. O ideal é adquirir as lâmpadas compatíveis de acordo coma sua necessidade. Para desabilitar ou habilitar a função dimer você deve manter pressionado o botão ventilador desligado enquanto pressiona por duas vezes o botão de luz.

O ventilador Hunter Fan pode ser acionado por um controle de parede?

Os ventiladores de teto podem ser controlados por meio de um controle de parede. Verifique quais ventiladores Hunter vendidos no Brasil possuem controles de parede acompanhando os produtos. Estão à venda no mercado controles de parede que podem ser adaptados aos Ventiladores Hunter, porém só recomendamos a utilização dos controles Hunter, pois esses foram desenvolvidos especialmente para nossos produtos.

Como é que os ventiladores de teto refrescam o quarto – será que eles realmente abaixam a temperatura?

O ventilador de teto refresca ao criar um efeito de resfriamento pelo vento; ele não diminui a temperatura do ambiente. O efeito frio do vento faz com que você se sinta mais refrescado porque acelera a evaporação da transpiração em sua pele. É a sensação que você tem ao abrir a janela de um carro em movimento. Se você tem um ventilador de teto em um quarto cuja temperatura é de 27º Celsius, o funcionamento do ventilador de teto pode criar um efeito de vento frio que faz você se sentir como se a temperatura fosse de 22º Celsius. Quando usado em conjunto com um condicionador de ar, o ventilador de teto pode reduzir o custo de energia, porque você pode ajustar o termostato do seu ar condicionado a uma temperatura mais elevada.

O ventilador de teto pode ser utilizado no inverno para alguma finalidade vantajosa?

O ventilador de teto pode ajudar a reduzir o consumo de energia no inverno em até 15%. A temperatura do ar no ambiente aquecido varia em camadas; o ar perto do teto é mais quente do que o ar perto do chão, porque o ar quente sobe. O ventilador de teto pode ajudar a empurrar o ar mais quente, que está parado perto do teto, de volta para a sala, e assim homogeneizar as camadas de ar quente. Como resultado, o ar quente é circulado para onde ele é necessário, e o sistema de aquecimento não fica sobrecarregado ao aquecer o ambiente. Para homogeneizar corretamente uma sala aquecida, o ventilador de teto deverá ser acionado no sentido horário. Isso empurrará o ar contra o teto e as paredes, e fará com que o ar quente movimente suavemente o ar quente, sem criar um efeito de resfriamento de vento frio.

Qual o consumo de eletricidade de um ventilador de teto?

Em média, um ventilador de teto funcionando em alta velocidade, consome menos energia do que uma lâmpada de 100 watts

Quanto posso esperar para economizar nos custos de aquecimento e/ou de refrigeração?

A maioria dos ventiladores de teto pode ser controlada por meio de um controle remoto. Verifique quais ventiladores Hunter vendidos no Brasil possuem controles remoto acompanhando os produtos. Estão à venda no mercado controles remotos que podem ser adaptados aos Ventiladores Hunter, porém só recomendamos a utilização dos controles Hunter, pois esses foram desenvolvidos especialmente para nossos produtos.

Podem os ventiladores de teto ser montados em tetos inclinados ou abobadados?

Sim, o Sistema de Montagem e Instalação dos Ventiladores Hunter são ajustáveis para tetos inclinados e abobadados. Consulte o manual do produto, nosso catálogo de produtos ou http://hunterfaninstitucional.com.br/atendimento/catalogo-hunter-brasil/ para se certificar
que a angulação do seu teto está de acordo com nossos Sistemas de Montagem e Instalação.

Por que o meu ventilador de teto passou a fazer um zumbido quando eu instalei um controle de velocidade variável?

A maioria dos ventiladores de teto de qualidade é operada por um tipo de sistema de controle elétrico denominado capacitor. Os capacitores eletrônicos em ventiladores de teto criam “faixas” de velocidade distintas como alta, média e baixa, e são operados por sistemas eletrônicos. Controles variáveis podem criar um zumbido porque eles controlam a velocidade do ventilador de maneira diferente. Para o funcionamento silencioso do ventilador Hunter, deve- se utilizar necessariamente o controle próprio da Hunter.

Por que não consigo encontrar o meu modelo de ventilador de teto no seu site?

No site www.hunterfan.com.br você encontrará os modelos disponíveis para o mercado brasileiro. Apenas os modelos que estão sendo fornecidos atualmente aos varejistas são mostrados no site.

Onde posso localizar o número do modelo do ventilador?

Há um adesivo dourado em cima do motor do seu ventilador (a parte que fica virada para o teto, depois que ele estiver instalado). Segurar um espelho em cima do motor do ventilador pode ajudá-lo a ler os números. Ele também pode ser encontrado nas instruções de peças que foram embaladas juntamente com o seu ventilador ou na caixa que continha o seu ventilador. Você deve procurar um número de 5 dígitos que é, às vezes, acompanhado de um sufixo, por exemplo: 22345A

É possível utilizar um tubo extensor que não Hunter?

Não recomendamos.

É possível adaptar uma luminária de outra marca no ventilador?

Sim, porém poderá gerar ruído. Não recomendamos.

Por que não podemos comprar limitadores, interruptores de puxar corrente ou capacitores?

Porque não recomendamos que os donos da casa instalem cabeamento, nós fornecemos a caixa completa do interruptor em vez de fornecer as peças separadas que ficam dentro na caixa do interruptor. A caixa do interruptor está ligada ao ventilador por um conector do tipo plugue simples, e pode ser facilmente instalada por qualquer pessoa.

O meu ventilador pode ser instalado sem o kit de lâmpada?

Sim, a luminária poder ser desacoplada do ventilador.

A garantia ventilador de teto menciona peças do motor. Qual é um exemplo de peça do motor?

O motor compõe-se de muitas partes, mas estas peças não são reparáveis. Se for determinado que o motor está defeituoso, independentemente da idade do ventilador de teto, nós vamos repará-lo, substituindo o motor e sua caixa, ou então substituiremos o ventilador. De acordo com a nossa garantia, é necessário o comprovante de compra.

Meu ventilador de teto parou de funcionar. Porque isto não é considerado falha de motor?

Vamos solucionar o problema do seu ventilador de teto, fazendo-lhe perguntas sobre a idade do ventilador de teto e o seu uso e sua operação. Recomendaremos peças de reposição para corrigir o problema. Após todas as possibilidades terem sido esgotadas para reparar o ventilador, forneceremos uma reposição sob a garantia de 5 anos do motor. De acordo com a nossa política de garantia, o comprovante de compra é necessário para peças ou substituição do ventilador.

Quando abri minha caixa, os globos estavam danificados. Isto está coberto pela garantia?

Vamos substituir a peça, neste caso, sem nenhum custo para você. Vidro que foi danificado após a instalação não é coberto pela garantia. De acordo com a nossa política de garantia, é necessário o comprovante de compra.

Mudei para uma casa onde há ventiladores de teto Hunter instalados. Estou coberto pela garantia?

Não. A garantia cobre somente o proprietário original do ventilador. A garantia não se transfere para o novo proprietário do ventilador de teto.

Eu registrei o meu produto. Preciso ainda apresentar a nota fiscal de compra?

Não, de acordo com a nossa política de garantia isso não é necessário, basta registrar o produto ou apresentar a nota fiscal de compra.

Eu comprei um ventilador de teto nos Estados Unidos e estou usando o mesmo no Brasil – o meu ventilador de teto está coberto pela garantia?

Não – os ventiladores de teto fabricados para os EUA não satisfazem aos requerimentos técnicos de uso no Brasil, não são certificados pelo INMETRO, possuem outra voltagem, etc.

Os Ventiladores de teto Hunter comprado no exterior têm assistência Hunter no Brasil?

Sim.

Eu tentei consertar o meu ventilador de teto usando uma peça não-Hunter. O meu ventilador funcionou por um tempo, mas agora está com problemas. O ventilador está coberto pela garantia?

Não – todas as peças utilizadas devem ser componentes da Hunter. O ventilador não pode ser adulterado de nenhum modo.

E se eu tivesse um componente defeituoso depois de um ano de uso do ventilador e então comprasse um componente novo. Qual seria a garantia do componente?

As peças de reposição estão cobertas por 90 dias a partir da data de compra.